A visitar termas do Cró








As Termas do Cró ficam situadas a 15 km do Sabugal e são atravessadas pelo ribeiro do Cró, um afluente do rio Côa. As suas águas medicinais crê -se terem uma utilização antiga, do tempo dos romanos, mas os seus efeitos curativos e medicinais são comprovados posteriormente, no século XVI. É em 1935, após um longo período de estudo e de exploração da água, que é construído o primeiro balneário das termas. O complexo termal engloba vários edifícios que se espalham pelas duas margens do ribeiro do Cró, que apôs um período de abandono, foram reabilitados em 1980 pela Câmara Municipal do Sabugal. Atualmente  as termas dispõe de um balneário provisório, onde se podem fazer os mais variados tratamentos (hidromassagem, cama de vapores, irrigador nasal, aerossol e pulverizador), mas está previsto para breve a construção de um novo complexo termal com um hotel e um balneário.









                                                                TERMAS DO CRÓ





As águas termais do Cró, que se revelam sobretudo apropriadas para o tratamento de doenças reumáticas, musculo-esqueléticas e do aparelho respiratório, beneficiam de um novíssimo balneário termal, o qual está equipado para tratamento dos utentes com o recurso a variadas técnicas.

A área de excelência do balneário é aquela em que se prestarão aos utentes os tratamentos termais, tendo por base as prescrições médicas e recorrendo às técnicas mais apropriadas para cada situação. Outra área do complexo destina-se à prestação de serviços complementares, que são uma extensão dos tratamentos fundamentais para situações em que isso se revele necessário. Num espaço diferente serão ainda prestados os chamados serviços colaterais, onde se desenvolvem actividades de bem-estar, ministrados com ou sem recurso à água termal. Num espaço independente de todos os outros estarão os serviços clínicos, que é onde existem os consultórios médicos, preparados para receber os utentes para as necessárias consultas de hidrologia, a partir das quais se decidem os tratamentos a ministrar.





Os tratamentos fundamentais beneficiam dos bons e modernos equipamentos instalados na infra-estrutura. Para o tratamento de doenças reumáticas ou músculo-esqueléticas, tais como artroses (mãos e pés), espodilodiscartrose vertebral, gomartroses, coxartroses, nevralgias e sequelas de traumatismos e de cirurgias ortopédicas, poder-se-á recorrer ao tratamento em piscina, onde serão aplicadas técnicas de recuperação, dentre as quais a da hidromassagem. Também se poderá optar por imersão em banheira com bolha de ar ou com hidromassagem. Outra técnica possível é a do vapor para tratamento de braços, mãos, pernas, pés e coluna vertebral. Os duches podem ser subaquáticos, com jacto, cachão ou massagem. Também há um corredor de marcha e a possibilidade do recurso à hidropressorapia.

Sem comentários:

Enviar um comentário